21 de fevereiro de 2010

Filmagem 3D - Tá dando onda - SURF'S UP



Há algum tempo venho querendo postar algo sobre esse filme que achei maravilhoso. Não apenas pela história envolvente do filme, mas pelo estilo diferenciado de movimentação de câmera, algo inovador em um filme 3D.
No formato de um documentário de surf no mundo dos pingüins, o filme "Tá dando onda" nome dado em português, foi indicado ao Oscar de 2008 perdendo para "Ratatouille".

Mas o que me chamou a atenção nesse filme, foi como foram feitos as movimentos de câmera tão perfeitas, a captação simulava um cinegrafista utilizando uma câmera no ombro, e se envolvendo inteiramente nas cenas.
Assistindo os créditos do DVD obtive a resposta que tanto procurava. Realmente era utilizado uma câmera no ombro. Diversos leds captavam a movimentação do cinegrafista, que entrava realmente no mundo virtual e filmava as tomadas em tempo real. Estou procurando ao máximo maiores informações sobre esse processo, algo mais detalhado, para disponibilizar aqui para vocês, e aprender algo pode virar uma tendência no cinema 3D, porém agora só aguço a curiosidade de vocês deixando abaixo um trecho do filme e um vídeo que mostra como foram feitos esses efeitos de câmera.

Essa ai é minha dica de filme da semana, "Tá dando Onda" de Ash Brannon, Chris Buck.
Boa pipoca e bom filme!





Nenhum comentário: