19 de fevereiro de 2010

Globo realiza transmissão em 3D no sambódromo carioca

A Globo realiza, em caráter de teste, a transmissão do Carnaval 2010 em 3D. As imagens captadas na tecnologia serão exibidas em circuito fechado no sambódromo carioca.

As novidades do Carnaval na emissora este ano incluem ainda a exibição de documentários de seis minutos antes do desfile de cada escola. Esses programas, produzidos especialmente para a transmissão, contarão a história de cada samba-enredo a ser apresentado.

-----
O desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro será transmitido ao vivo em 3D pela Rede Globo e NET neste domingo (14) e nesta segunda-feira (15). A tecnologia, em caráter experimental, é distribuída para alguns pontos dotados de televisores específicos para exibir imagens tridimensionais. A NET fará a distribuição do sinal por meio do canal 750 apenas para a cidade do Rio de Janeiro.



"É a primeira vez no Brasil que acontece uma transmissão ao vivo em 3D. E é incrível que aconteça apenas 15 dias após a primeira em todo o mundo, na Inglaterra", afirma Marcio Carvalho, diretor de produtos e serviços da NET.

De acordo com a NET, os assinantes do Rio que tenham os pacotes digital HD e digital HD Max estão aptos a receber os sinais HD 3D em casa, desde que tenham o aparelho especial. Para aproveitar as imagens, no entanto, é necessário utilizar um televisor especial.

"A grande questão da tecnologia 3D é a experiência mais vívida, com todos os detalhes, profundidade. A transmissão é muito mais rica em detalhes. O telespectador se sentirá dentro da Sapucaí", diz Caravalho.

Os usuários com assinaturas digital HD e digital HD Max, mas sem uma televisão compatível com a tecnologia para 3D verão, no canal 750, a tela dividida ao meio, com as imagens das duas lentes da câmera 3D (como na foto lado). Nos aparelhos compatíveis com a tecnologia, as imagens estarão sobrepostas (foto acima).

"Trata-se de uma inovação que depende, assim como a alta definição, da evolução de todos os elementos da cadeia de produção e entrega de conteúdo. Assim como a Rede Globo está fazendo, de forma pioneira, é necessário que mais conteúdo no formato HD 3D seja gerado e produzido", diz Carvalho.

De acordo com o diretor, a NET está trabalhando para oferecer conteúdos de alta definição em 3D até o final de 2010. Para isso, a empresa estima investir R$ 200 milhões em TV digital, alta definição e 3D.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1490784-6174,00-CARNAVAL+TEM+TRANSMISSAO+AO+VIVO+EM+D.html

----

Nenhum comentário: