5 de janeiro de 2014

Falando Sobre lentes! Por onde eu começo? Qual a melhor marca? Qual a diferença de tele, macro, normal? O que é objetiva?

Bom galera, pro post de hoje eu separei um material bem legal sobre lentes, eu ia montar um material pra vocês, mas como eu venho dizendo só vou criar algo novo quando realmente eu não achar na net algo de qualidade pra mostrar pra vocês...achei muita coisa sobre lentes, então visando isso vou soltando aos pouquinhos tudo que eu separei sobre essas belezuras.

Bom iniciei minha pesquisa como alguém que está aprendendo equipamentos e então, localizei um post do blog lomogracinha que é muito 10, e explica direitinho sobre esse assunto.

::::::::::::::::::::::::::::::::


















Foto de Stopkidding

Primeiro, as lentes também são conhecidas como objetivas, então não se assuste quando ler esse termo. ;) Segundo, tente pensar que a lente é o mais importante do seu equipamento fotográfico, o corpo da câmera sempre vamos trocar ou ficará obsoleto, lentes quando bem cuidadas duram a vida toda e são elas que fazem o efeito, o zoom, o desfoque que você pretende dar na sua foto.
Agora precisamos entender as medidas e tipos de lentes:

















Os mm são a distância focal da sua lente, é a medida que define o quanto você consegue “ver” a partir de uma lente. Eu só consegui entender bem como funcionava essa medida quando me disseram que a lente de 50mm é a mais parecida com o olhar humano. Ou seja, quando você olha uma cena, ela está “cortada” certo? Você só consegue ver até certo corte e não 360º por exemplo, as lentes funcionam do mesmo jeito.
A lente de 50mm é um pouco fechada, já a lente de 8mm é bem aberta. Isso quer dizer: quanto maior o valor, mais fechada, e menor o valor, mais aberta, mais conseguimos enxergar da mesma cena.
As distâncias focais ainda são divididas em alguns termos:
  • Grandes angulares são as lentes com distância focal de até 50mm, são bem abertas e boas para paisagem, ambientes, etc, pois elas conseguem “pegar tudo”, dependendo da lente, distorce as bordas, como a Fisheye, por exemplo.
  • As teleobjetivas vão de 50mm até 200mm, são mais fechadas, ou seja, boas para fazer fotos de assuntos que estão longe-mas-nem-tanto (como em fotos de esporte, por exemplo, os fotógrafos costumam usar lentes de 135mm a 300mm). Também são usadas para fazer retratos, pois têm uma menor profundidade de campo (que nada mais é um efeito que descreve até quanto os assuntos de uma foto parecem nítidos ou não).
  • Super Teleobjetivas são as que têm mais de 200mm, usadas para fotografar assuntos que estão muito-muito-muito longe, como a lua. Os paparazzi usam, por exemplo, para fotografar as celebridades.

Abertura do diafragma é a outra medida da lente, e eu falei um pouquinho disso, nesse post do blog. A medida é dada em f, e na lente sempre está marcado o valor máximo de abertura daquela lente (f/1.8, f/4.6, etc).
Em algumas lentes são marcados dois valores, como na famosa lente do kit, a 18-55mm. Isso quer dizer que na menor distância focal (18mm) a abertura será f/3.5 e na maior distância focal (55mm), será f/5.6.
















Já a menor abertura da lente geralmente é f/22, isso é quase regra pra todas as lentes, quer dizer que qualquer uma que você tiver consegue fechar bastante e ser bem escura.
Bem, aqui vou falar das lentes claras e escuras. As lentes claras têm abertura máxima entre f/1.4 e f/2.8, são boas para fotos com pouca iluminação e desfocam bem o fundo. Podem reparar que quanto maior a abertura da lente, mais desfocado seu fundo ficará, isso acontece porque entra mais luz na lente e acaba afetando a nitidez entre os planos principal e segundo plano (ou seja, seu assunto principal e o fundo dele). Pense naqueles exames chatos de vista, quando o colírio é pingado no olho e a vista dilatada, não vemos tudo embaçado? Isso é porque entra mais luz no nosso olho e não conseguimos ver tudo focado.




































Preste atenção na diferença entre os fundos das duas fotos

As lentes consideradas escuras tem uma abertura acima de f/5.6, são boas para uma grande profundidade de campo (todos os objetos estão nítidos) e quando você não precisa se preocupar com a quantidade de luz.
E afinal, qual lente devo comprar?


Foto de Luke Photographer 














Pra falar a verdade, qualquer lente consegue ser escura, mas nem todas são claras. De início, eu recomendaria a lente do kit (apesar do preconceito, dá pra aprender bastante com ela) e uma lente fixa de grande abertura, a 50mm f/1.8 que é a lente mais barata e versátil que você pode ter, pois tem uma grande variedade de abertura na mesma lente. No início a questão dela não ter zoom pode parecer estranho, mas com o tempo aprendemos que quem faz o zoom é o fotógrafo (na maioria das vezes).
Também é uma questão da necessidade que você sentir. Quando comprei minha câmera, consegui usar por um bom tempo somente a lente do kit (até hoje uso), depois comecei a perceber certa dificuldade em fotografar quando havia luz mas nem tanto ou a noite sem flash e comprei a lente 50mm f/1.8, hoje já sinto falta de uma grande angular, mas elas são mais caras e estou juntando um dinheirinho pra isso, e assim vai.
Espero que tenha ajudado! Qualquer dúvida deixem um comentário que tento ajudar!
por Lomogracinha

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 Esse foi o post que eu "surrupiei" no Lomogracinha, segue lá o blog que têm muitas coisas boas...E para dar um peso maior nesse post eu trago novamente os caras do audiovizuando com um video muito foda falando sobre lentes...logo logo posto mais coisas sobre lentes aqui...abraços



 

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget