14 de fevereiro de 2010

Nova camera Sony AX-2000

Menos equipada do que a HVX-NX5U (sua similar NXCAM pro), a HDR-AX2000 da Sony é uma impressionante camcorder AVCHD de nível semi-profissional. Ela também representa um avanço com relação a sua antecessora HDV, a HDR-FX1000. A capacidade da câmera de capturar vídeo HD e SD nos formatos AVCHD e MPEG-2 -- e salvar em mídia de estado sólido -- é apenas uma das características que a distingue de sua antecessora de fita. Vídeo 1920 x 1080 full HD -- que pode ser gravado em 60i, 30p e 24p -- é outra característica. O material é salvo em cartões Memory Stick PRO Duo ou SD/SDHC e então é facilmente transferido para o computador para edição via interface USB 2.0.

Junto com os 3 sensores CMOS Exmor de 1/3" e lente "G" 20x da FX1000, ela possui ainda um novo elemento profissional: Áudio, na forma de duas portas XLR. Isso significa entrada direta de microfones balanceados de nível profissional sem a necessidade de um adaptador de XLR-para-mini. Saídas componente, HDMI e S-Video também estão disponíveis, permitindo conexão direta com telas analógicas e digitais.

Um outro excelente recurso profissional são os três anéis de controle em torno da lente -- para íris, foco e zoom -- que oferecem uma sensação mais intuitiva e confiável ao ajuste de imagem. Quando você acrescenta 4 filtros integrados de densidade neutra, barras de cor, exibição de zebra e um histograma ao vivo, você terá a camcorder perfeita para documentários, vídeos "indie", vídeos musicais e outras aplicações onde a qualidade de imagem não é sacrificada pela mobilidade nem pelo custo.

Gravação Progressive 24p/30p como de Filme
Além de gravação 1080/60i, a HDR-AX2000 oferece um modo Progressive Scan 1080/24p e 1080/30p que permite gravação com resultados iguais as de filme. Os sinais escaneados a 24p/30p são convertidos para 60i (usando pulldown 2-3 para 24p) e gravados em mídia MemoryStick PRO Duo ou SD/SDHC.

Vídeo AVCHD até 24Mbps
A HDR-AX2000 pode capturar vídeo em até 24Mbps para incrível nitidez e detalhe, ideal para gravar em mídia Blu-ray já que o codec AVCHD2 é altamente compatível com o formato Blu-ray.

Capacidades de Gravação Superior em Pouca Luz (1.5 LUX)
Capacidade superior em pouca luz com alta sensibilidade permite captura nítida de assuntos em luz tão baixa quanto 1.5 lux (em velocidades de obturador fixa de 1/30 com auto íris e auto ganho). Isso permite capturar detalhes nítidas e cores brilhantes até em iluminação não tão perfeita, especialmente sem iluminação profissional.

3 Sensores CMOS ClearVid de 1/3" com Tecnologia Exmor
A HDR-AX2000 possui três Sensores CMOS ClearVid de 1/3", cada um com 1.120K de pixels no total. Os 3 sensores CMOS independentes controlam um dos elementos de cor cada um - vermelho, verde e azul (RGB) - melhorando a reprodução de cor de gravações de vídeo. As cenas escuras podem ser capturadas com baixo ruído graças à tecnologia derivada de "Exmor" que possui um conversor A/D de coluna e dupla redução de ruído. A resolução de sensor foi otimizada e a área de superfície foto-sensível foi maximizada graças ao exclusivo arranjo de grade dos sensores de diodo fotográfico, em que cada um gira 45 graus. Este modelo também possui o circuito de processamento de sinal, o EIP (Processador de Imagem Aprimorado) que usa a tecnologia de processamento de imagem exclusiva da Sony.

Duas Entradas de Áudio XLR Profissional
Vídeo com qualidade profissional requer áudio com qualidade profissional. Com dois jacks de áudio XLR de 3 pinos, você poderá oferecer phantom power +48V para microfones externos. Além disso, a conexão aterrada permite inserção/remoção de conectores em equipamento ao vivo sem captar sinais externos.

Lente G Grande Angular: 29,5mm a 590mm (20x)
A HDR-AX2000 vem equipada com uma lente "G" grande angular de 29,5mm feita a partir de uma avançada lente de 10 grupos e 15 elementos incluindo vidro de baixíssima dispersão, que reduz a aberração cromática causada por refração de luz e produz vídeo com baixíssima borda de cor. O zoom ótico 20x (29,5mm - 590mm: conversão de 35mm) tira vantagem máxima da performance da lente, assim a qualidade de imagem não sofre até a uma taxa de zoom de 20x, permitindo reproduzir com fidelidade o impacto do assunto. O extensor digital aumenta o zoom em 1.5 por toda a faixa até zoom máximo de 30x.

CinemaTone Gamma e CinemaTone Color
Usuários buscando controle extra sobre a expressão da imagem podem usar o Cinematone Gamma para aprofundar a cor e Cinematone Color para recriar tons de cor como os de filme. O Cinematone Gamma permite aos operadores definir e carregar rapidamente uma curva de gamma com características de contraste similar a uma curva de gamma de filme.

Estabilização Ótica de Imagem SteadyShot com Modo Ativo
A estabilização ótica de imagem SteadyShot com o Modo Ativo representa uma melhoria sobre a estabilização ótica de imagem SteadyShot já existente permitindo à lente da câmera se deslocar por uma mais extensão de movimento, permitindo à câmera compensar graus maiores de tremido de câmera e oferecer um nível impressionante de suavidade de imagem.

3 Anéis Manuais para Zoom, Foco e Íris
A HDR-AX2000 possui três anéis manuais independentes (zoom, foco e íris) para controle e flexibilidade superior durante a filmagem, que torna mais fácil fazer ajustes prontamente para atender às necessidades de gravação. O anel de íris permite ajustar a abertura para obter brilho excepcional e expressar lindas imagens de profundidade de campo, destacando um assunto e tornando o primeiro plano ou o plano de fundo desfocados. A exposição também pode ser designada para o anel de íris, permitindo à câmera selecionar automaticamente as melhores velocidades de obturador, ganho ou íris, permitindo ajuste fácil da exposição.

Controle de Ganho Automático Negativo (Menos AGC)
Ao gravar em condições muito luminosas, este recurso permite a seleção de ajustes de ganho na faixa negativa para satisfazer resultados com ruído mínimo.

Tecnologia EIP (Processador de Imagem Aprimorado)
O processador EIP pode processar rapidamente a vasta quantidade de dados de pixel lidos do "Sensor CMOS ClearVid 3" e gravar lindo vídeo HD colorido. O Sensor ClearVid CMOS ™ foi desenvolvido usando as mais avançadas tecnologias na indústria de semicondutores. Ele gerencia dados de vídeo em 1920 x 1080p e espaço de cor 4:2:2 para processamento de sinal de alta qualidade antes de gravar na mídia MemoryStick PRO Duo™. O uso combinado de EIP e sistema de processamento de imagem de Sensor CMOS ClearVid permite a camcorder HDR-AX2000 oferecer altíssima qualidade de imagem com uma gradação suave e reprodução detalhada de imagem.

Ajuste Manual de Ganho/Obturador/Balanço de Branco
A capacidade de ajustar manualmente o ganho, a velocidade do obturador e o balanço de branco tornam possível ajustar as configurações da HDR-AX2000 para operação quase profissional e avançada expressão de imagem.

Dois Slots de Mídia
Capture fotografias diretamente em um dos dois slots de mídia Memory Stick PRO Duo ou SD/SDHC para fácil transferência para PCs para enviar por e-mail, imprimir ou compartilhar com outros dispositivos Memory Stick compatíveis (vendidos separadamente).

Botões Designáveis
Este recurso permite designar funções frequentemente utilizadas para botões de atalho. Esses recursos comumente utilizados podem ser usados rapidamente sem passar por uma seleção de menu (padrão: Zebra, Deslocamento de AE e Review de Gravação).

Controles Adicionais de Zoom e Gravação
Um botão de iniciar/parar captura foi colocado na alça e no punho lateral. A alavanca de zoom facilita fazer o zoom até ao capturar de um ângulo baixo.

Tecnologia x.v. Color
A tecnologia de cor x.v. pode capturar ou exibir até quase o dobro (1.8x) de cores visíveis do que o possível com o padrão de cor RGB tradicional. Isso oferece uma gama de cor mais viva e precisa, para uma experiência geral mais natural.

Visor Xtra Fine de 0,45"
Esta camcorder possui um visor Xtra Fine de alta resolução e 0,45" (1.227K pixels) que oferece visibilidade muito nítida.

Conexão HDMI
A conectividade HDMI oferece simples conexão de áudio e vídeo de alta qualidade, com a capacidade de transmitir vídeo HD da camcorder para HDTVs compatíveis via um único cabo.

Pico
Esse recurso enfatiza as bordas da tela no LCD e no visor, facilitando ajustar o foco. Você pode alterar a cor de pico para branca, vermelha ou amarela de acordo com a cor do assunto e você também pode definir o nível de pico para alto, médio ou baixo.

Menu Multi-Idiomas
Mude a exibição do menu de Inglês para Inglês (Simplificado), Francês Canadense, Espanhol Latino-Americano ou Português Brasileiro.

Perfil de Imagem (até 6)
Permite ao usuário fazer ajustes manuais para uma cena (cor, nitidez, balanço de branco, etc.) de acordo com qualquer um dos 6 presets personalizáveis, para poderem ser usados com o toque de apenas um botão. Isso é útil ao gravar sob as mesmas condições repetidamente, já que as opções não precisam ser re-definidas a cada vez. Quatro ajustes para várias condições de gravação são oferecidos de fábrica: retrato / cinema / pôr-do-sol / monocromático.

Fader
Para aprimorar a visualização, os usuários podem criar transições entre cenas usando o Fader Branco ou o Fader Preto para fazer fade-in e fade-out nas imagens.

Exibição Zebra
Ao capturar imagens, você pode adicionar um padrão listrado a áreas luminosas da imagem de vídeo e exibi-la no LCD e no visor. Você pode usar esse recurso como um guia para ajustar brilho e ajudar a evitar altas luzes bloqueadas.

Exibição de Histograma
Quando o recurso de histograma estiver ativo, é exibido um gráfico da distribuição de luminosidade pela imagem. Isso oferece uma determinação objetiva se a imagem de vídeo como um todo está clara ou escura. Você pode ajustar o brilho da câmera e deslocamento de AE ao verificar usando esse monitor.

Marcador Central/Quadro-Guia
O LCD e o visor possuem um Marcador Central que permite aos usuários identificar o centro da tela com uma olhada rápida. Os usuários também podem exibir uma grade de quadro-guia na tela que simplifica o alinhamento vertical e horizontal das imagens capturadas.

Barras de Cor
Quatro tipos de Barras de Cor estão disponíveis para uso. Isso é conveniente para ajuste de cor ao reproduzir imagens em uma TV ou monitor.



Nenhum comentário: