22 de abril de 2010

5° Cinefantasy – Festival Curta Fantástico

5° Cinefantasy – Festival Curta Fantástico
Abre inscrições


Evento internacional, o Festival é destinado ao cinema

fantástico: ficção científica, horror e fantasia.



Estão abertas as inscrições para a quinta edição do Cinefantasy – Festival Curta Fantástico. O evento acontece anualmente na capital paulista e traz em sua programação mostras competitivas internacionais para curtas e longas-metragens, além de mostra paralela onde são exibidas retrospectivas, sessões temáticas, tributos, premières, encontros entre fãs, bate-papos com convidados brasileiros e estrangeiros, palestras, workshops e oficinas. As inscrições podem ser feitas no sitewww.cinefantasy.com.br.



Em 2009. o Cinefantasy exibiu mais de 160 filmes em três espaços da cidade, Cine Olido, CCBB e Biblioteca Viriato Corrêa. Entre os títulos do programa estavam Shadow, do diretor e músico italiano Federico Zampaglione, o horror tailandês The Forbidden Door, ganhador de melhor filme no festival Puchon, e a premiada ficção científica francesa 8th Wonderland. Como convidados o festival trouxe nomes de peso como o mestre do terror brasileiro, Ivan Cardoso, e o diretor britânico Marc Price, responsável pelo filme Colin, que custou 74 dólares e fez burburinho em Cannes e Fantasporto.



A mostra competitiva, até então apenas para curtas-metragens, cresceu ainda mais em 2009. Foram quase 200 inscrições que vieram de todo o mundo e as oito sessões de uma hora cada, previstas para a programação, tiveram que ser aumentadas para dez sessões com 1h30 cada. Com isso, foi possível acomodar os 80 filmes que lutaram para conquistar os 12 troféus “Corpo Seco de Ouro”.



A quarta edição do Cinefantasy também teve sessões temáticas e curiosas que fizeram o público lotar as salas como o caso daDark Little Tales, sessão com uma seleção de curtas-metragens com temática gótica, ou a programação de um dia todo no Cine Olido dedicada ao mais extremo do horror, o Day Gore e a primeira edição do Desafio Mestre dos Gritos, sessão onde o público elegeu, através de gritos, o minicurta mais assustador da sessão.



Com cinco edições, O Cinefantasy já conquistou seu espaço como um dos eventos mais importantes do calendário do universo fantástico da América Latina, abrigando fãs e produtores do gênero, além de possuir reconhecimento internacional.



O Cinefantasy é membro do Fantafestivales – Aliança Latino-Americana dos Festivais Fantásticos – e parceiro da Federação Européia Meliés.



Em 2010, o Festival acontece de 31 de agosto a 12 de setembro no Centro Cultural São Paulo, Biblioteca Viriato Corrêa e outros espaços que ainda estão em negociação. A quinta edição contará com a mostra paralela, atividades de formação,as mostras competitivas de curtas e a de longas-metragens, esta última a novidade desse ano.



As competitivas oferecem as seguintes premiações:



Curta-metragem

a) Melhor curta de Horror

b) Melhor curta de Ficção-científica

c) Melhor curta de Fantasia

d) Melhor curta de Animação

e) Melhor curta pelo Júri Popular

f) Prêmio Estímulo Amador

g) Prêmio Estímulo Estudante

h) Melhor Criatura

i) Melhor Vítima

j) Melhor Vilão

k) Melhor Maquiagem

l) Melhor Efeito

m) Melhor Roteiro

n) Melhor Direção

o) Melhor Trilha Sonora



Longa-metragem

a) Melhor longa de Horror

b) Melhor longa de Ficção-científica

c) Melhor longa de Fantasia

d) Melhor longa pelo Júri Popular

e) Melhor Criatura

f) Melhor Vítima

g) Melhor Vilão

h) Melhor Maquiagem

i) Melhor Efeito

j) Melhor Roteiro

k) Melhor Direção

l) Melhor Trilha Sonora



As inscrições para as mostras competitivas e o Desafio Mestre dos Gritos vão até dia 11 de junho de 2010.



Para maiores informações, ficha de inscrição e regulamento acesse o site www.cinefantasy.com.br


--
Eduardo Santana
Direção
Festival Internacional Curta Fantástico
www.cinefantasy.com.br
www.myspace.com/curtafantastico
twitter.com/cinefantasy
cinefantastico.zip.net
cel: 55 - 11 - 8111-5255

Vinheta

Nenhum comentário: