22 de abril de 2010

Notícias: Haroldo Sanches

3D é destaque na NAB 2010

A exibição em três dimensões (3D) é a principal atração do Nabshow 2010, que acontece de 12 a 15 abril, em Las Vegas. Logo na tradicional abertura do evento com discurso do presidente da associação, foram feitas exibições em 3D. O tema também está presente nas palestras e debates do eventos. Além disso, os principais fabricantes de equipamentos apresentam suas soluções para a tecnologia. A Panasonic é primeira empresa a lançar uma camcorder 3D, a AG-3DA1. Ao contrário das outras soluções para aquisição 3D, que consistem em dois conjuntos de câmeras e lentes montados em paralelo ou empilhados, com o uso de espelhos, o novo equipamento da Panasonic conta com lentes integradas e gravação full HD em cartões de memória. A aparência do equipamento, bem como a operação, é semelhante à de uma camcorder convencional. A diferença está na largura do conjunto de lentes, que abriga duas lentes em paralelo, que são operadas de forma conjunta. O equipamento será vendido por US$ 21 mil.


Tanto a Sony quanto a Grass Valley apresentaram câmeras já preparadas para uso em 3D, mas que ainda dependem de uma montagem específica para este fim, com o uso de equipamentos externos. As três empresas, bem como a Harris, apresentaram seus workflows já preparados para uso de conteúdo 3D. A Sony anunciou ainda o lançamento em breve em do PlayStation 3 já preparado para 3D, com a expectativa de lançamento de títulos para o videogame no segundo semestre. A fabricante japonesa demonstra ainda televisores e Blu-ray players com a tecnologia.


National Geographic desenvolve documentários com brasileiros

O canal National Geographic está desenvolvendo coproduções com produtoras brasileiras. Segundo Diana El-Osta, da National Geographic, algumas propostas apresentadas durante o PicDoc (Programa Internacional de Capacitação de Documentários), do Brazilian TV Producers, estão em processo de desenvolvimento.

Uma delas é uma série de quatro episódios com a produtora BossaNova Films. Também está em desenvolvimento, com a Conspiração, a série documental "Zootrópolis".

Ela lembrou ainda que há um site onde os produtores interessados em coproduzir com o canal podem submeter seus projetos: www.ngcideas.com.


Lançado o edital de coproduções Brasil-Portugal 2010

Foi lançado na última quarta-feira, 7, o edital do concurso para apoio financeiro a projetos de longa-metragem, nos gêneros ficção, documentário e animação, em regime de coprodução luso-brasileira, com participação minoritária do Brasil. A publicação do Edital Brasil-Portugal 2010 dá continuidade ao Protocolo Luso-Brasileiro de Apoio Financeiro a Coproduções Cinematográficas Luso-Brasileiras adotado em 1997 pelos Governos brasileiro e português, que beneficia anualmente dois projetos de coprodução com participação minoritária brasileira e dois projetos de coprodução com participação minoritária portuguesa. Cada projeto recebe um aporte equivalente a US$ 150 mil, a fundo perdido. O novo Edital apresenta algumas mudanças em relação ao de 2009 visando a simplificar a inscrição, a liberação de recursos, a prestação de contas e a aplicação de logomarca nos créditos nas obras. Mais informações no site: http://www.ancine.gov.br/media/Editaco_producao_Portugal2010.pdf

Nenhum comentário: