23 de janeiro de 2014

Diretor Nelson Pereira dos Santos - Vidas Secas - Itaú Cultural - Sebo da Luz - Livros da coleção Aplausos

Continuo minha busca por conhecimento estudando o cinema nacional e internacional, e aos poucos vou me deparando com gênios que eu só ouvia falar por cima. Quanto mais fuço nesse Baú mágico chamado conhecimento...mais conhecimento eu tiro de dentro dele, e mais distante eu vou ficando de alcançar o fundo do mesmo...

Entrei em um sebo ontem e todos os livros estavam a um real.
Os discos de vinil a 2,50...
Imediatamente peguei seis livros sobre cinema e mais uns oito discos.

Perguntei ao velhinho dono da loja o porque dessa mega promoção?
E ele com os olhos cheios de lágrima me disse: - As pessoas não leem mais...
Ele não estava conseguindo pagar o aluguel. Eu por dó acabei comprando mais dois livros só para dar uma força para o senhorzinho.

Quem quiser dar um pulo no sebo do tiozinho é só descer na estação Luz do metro e ir sentido a santa Ifigênia. O nome do sebo é Sebo da Luz. Perto do prédio da Policia, poupa tempo.



Fuçando na internet hoje, encontrei gratuitamente a coleção inteira desses livros que eu comprei. Todos para download gratuitamente. Intitulada como Aplausos.

Enfim...eu não troco o folhear, o cheiro e a textura de um bom livro, pelo deslizar de um dedo em uma tela, na hora de ler. Mas se você curte ler digitalmente...segue o link da coleção Aplausos.

http://aplauso.imprensaoficial.com.br/lista-livros.php


Comecei a ler o primeiro livro dos seis que comprei. A maioria deles é da Coleção. O livro que estou lendo é o livro intitulado de (Livre Pensador) escrito por Marcelo Nadale. Onde conta a história do diretor Djalma Limongi, futuramente pretendo escrever um post apenas sobre ele. 

No meio da história de sua vida, ele cita que em dado momento escreve para a folha, e um dos seus primeiros textos foi falando sobre o diretor renomado de vidas secas, 1968, Nelson pereira dos Santos. Logo lembrei que o mesmo diretor irá participar da semana inaugural da AIC, no qual já me inscrevi em todos os dias. 

Entrei rapidamente no google e fui pesquisar um pouco mais sobre Nelson Pereira. Encontrei de cara esses vídeos do Itaú cultural onde o próprio Nelson, descreve seu processo de direção, além de trechos dos seus filmes.

Achei mais que necessário compartilhar aqui com os senhores essa série de documentários, intitulado como "Ocupação Nelson Pereira dos Santos".









Nenhum comentário: